submissão
palestrantes
Dr. Manildo Marcião de Oliveira
Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade da Região dos Lagos (1995), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico e coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental (LEMAM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas, acetilcolinesterase, biomarcadores, toxinas de microalgas e cianobactérias.
Patrícia Merlin
Formada em Aqüicultura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente ocupa o cargo de gerente técnica na Maricultura Costa Verde, de propriedade do Kazuo Tonack. Maiores produtores de vieira e peixe marinho a nível nacional. Possui experiência na parte de Larvicultura de moluscos, peixes e camarões marinhos.
Dr. Áthila Bertoncini Andrade
Oceanógrafo (UNIVALI, 2000) concluiu seu mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba em 2003. Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos 2009. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em anais de eventos. Publicou o livro Peixes de Costão Rochoso de Santa Catarina. Participou de 8 eventos no Brasil e 3 no exterior. Coordenou ao todo 6 projeto de pesquisa, nos últimos 10 anos. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em peixes de recifes coralíneos e rochosos, áreas marinhas protegidas e espécies ameaçadas. Utiliza a fotografia e vídeo subaquático como ferramenta de trabalho em Mergulho Científico.
Ms. Gustavo Melo Lima
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos Foi vencedor da maior premiação acadêmica do Brasil, o Prêmio Santander Empreendedorismo 2014. É sócio-fundador da startup Plankton Brazil - Soluções Biotecnológicas em Aquicultura. Em julho de 2015, realizou o curso Babson Build de empreendedorismo, na Babson College, Boston - Massachusetts, eleita 20 vezes a melhor escola de negócios do mundo.
Ms. Ocimar Ferreira de Andrade
Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (2000), especialização em Ensino de Ciências da Natureza (2011) e mestrado em Engenharia Ambiental (2012), ambos pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Atualmente, é professor do Ensino Básico e superior do IF Fluminense - Campus Cabo Frio-RJ. Possui experiência na área de Engenharia Ambiental e Biotecnologia com ênfase em Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) e Dark Septates Endophytes Fungi (DSEF) na biorremediação de solos poluídos por hidrocarbonetos do petróleo e ecologia de restinga.
Dr. Diogo Antonio Tschoeke
Doutor em Ciências e Biologia Computacional e Sistemas, pelo programa de pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas, da Fundação Oswaldo Cruz (2013). Mestre em Ciências pelo programa de Biologia Computacional e Sistemas. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformatica, protozoloogia, evolução, biologia computacional e sistemas, genômica comparativa e metagenômica. Realizou pós-doutorado no laboratório de microbiologia do IB/UFRJ. Atualmente é professor Adjunto na NUPEM/UFRJ.
Dra. Maria Célia Portella
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto (1984) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Pós-Doutorado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), docente associado do Centro de Aquicultura da UNESP/Caunesp e President-Elect da World Aquaculture Society (WAS). Tem experiência na área de Aquicultura, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: larvicultura de espécies Neotropicais, alimentação e nutrição de larvas, desenvolvimento ontogenético dos sistemas orgânicos de larvas de peixes e produção de alimentos vivos.
Dr.Alexandre Guimarães Vasconcellos
Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Pós-doutorado Sênior sobre Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Saúde da FIOCRUZ (2011) e na Global Challenges Division da World Intellectual Property Organization, Genebra-Suíça (2016). É Pesquisador em Propriedade Industrial do INPI desde 1998.Tem experiência e está envolvido com atividades de ensino, orientação de alunos de mestrado e doutorado e pesquisas nas áreas de Propriedade Intelectual nos setores de Biotecnologia e Fármacos, Inovação Tecnológica, Informação Tecnológica e na de Conhecimentos Tradicionais e Direitos Associados, já tendo proferido mais de 80 apresentações no Brasil e no exterior sobre estes assuntos
Dra. Ana Rita de Toledo Piza
CEO/ diretora científica da Limace Biotecnologia, a primeira empresa brasileira a desenvolver fármacos e cosméticos provenientes de produtos naturais de moluscos. Doutora em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e mestre em Ciências pela Coordenação de Controle de Doenças (SES / SP). Pós-doutoramento realizado no Instituto Butantan, aliando o estudo dos moluscos a bioprospecção de compostos antivirais. Tem experiência na área de química de macromoléculas e bioprospecção compostos ativos provenientes de moluscos. Também atua nas áreas de zoologia, microbiologia, bioquímica, biologia celular, virologia e filogenia molecular.
Dr. Pio Colepicolo Neto
Bacharel em Quimica pela UNESP-Araraquara (1982), - Doutor em Bioquímica pelo Departamento de Bioquimica do IQUSP (1986), - Pós Doutoramento em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Department of Molecular and Cellular Biology, Harvard University, Biological Laboratories (1990), - especialização em Microscopia Eletronica pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1988), - Livre Docente (1993) pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo - professor visitante (2000) no Department of Molecular and Cellular Biology, Harvard University Biological Laboratories. - professor visitante (2001 e 2003) no Department of Botany, Stockholm University, Sweden - professor visitante (2005 e 2006) na Ohio State University. Plant Cellular and Molecular Biology - professor visitante (2008, 2010 e 2011) na Virginia Commonwealth University. Atualmente é Professor Titular no Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo. É credenciado a orientar pelo programa de Bioquimica do IQUSP, Analises Toxicológicas da FCFUSP, no PPGI da Esalq-USP e Biotecnologia Marinha do IEAPM-UFF.
Dr. Ricardo Coutinho
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (1979), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1982) e doutorado em Biologia (Ecologia e Botanica)- University Of South Carolina (1987). Possui pós-doutorado pela Duke University (2003) e Woods Hole Oceanographic Institute (2004). Atualmente é Bolsista do CNPq (IC), pesquisador titular do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), professor credenciado nos cursos de pós-graduação em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense e Dinâmica dos Oceanos e da Terra, e em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Encarregado da Divisão de Biotecnologia Marinha e do Laboratório de Recursos Marinhos do IEAPM.
Dra. Juliana Barbosa de Paula
Graduação em Biologia e Mestrado com ênfase em Virologia Molecular pelo programa de pós-graduação em Neuroimunologia (UFF) em 2009; doutorado em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros (PBMAC-UFF), em 2014. Possui experiencia nas áreas de virologia, biologia molecular, biotecnologia marinha, ecologia de vírus marinhos, bacteriófagos e análise de microorganismos em ambientes costeiros. Atuou também como analista ambiental, sendo coordenadora da Divisão de Laudos Técnicos Ambientais da Superintendência de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Marinha do Brasil, exercendo atividade na área de poluição marinha, gestão e educação ambiental. Atualmente realiza o pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI-UFF).
Dr. Ricardo Coutinho
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (1979), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1982) e doutorado em Biologia (Ecologia e Botanica)- University Of South Carolina (1987). Possui pós-doutorado pela Duke University (2003) e Woods Hole Oceanographic Institute (2004). Atualmente é Bolsista do CNPq (IC), pesquisador titular do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), professor credenciado nos cursos de pós-graduação em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense e Dinâmica dos Oceanos e da Terra, e em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Encarregado da Divisão de Biotecnologia Marinha e do Laboratório de Recursos Marinhos do IEAPM.
Dra. Telma Franco
Possui graduação em Farmácia Bioquímica (modalidade Alimentos) pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (1987) e doutorado em Biochemical Engineering, University of Reading, Inglaterra (1992). Implantou e coordena o Laboratório de Engenharia Bioquímica, Biorrefinaria e Produtos de Origem Renovável (LEBBPOR) da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde é Professora Titular de Bioengenharia. Tem experiência em downstream processing de proteínas e biomoléculas, fermentação, enzimologia aplicada. Orienta mestrandos e doutorandos em temas relacionados a biocatálise, cultura de microalgas, fermentação de leveduras e bactérias láticas, biocombustíveis e bioenergia, filmes & membranas de polissacarídeos,embalagens inteligentes. Detém projetos colaborativos de pesquisa com indústrias químicas e de energia. É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, NIPE, da Unicamp.
Dr. Áthila Bertoncini Andrade
Oceanógrafo (UNIVALI, 2000) concluiu seu mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba em 2003. Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos 2009. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em anais de eventos. Publicou o livro Peixes de Costão Rochoso de Santa Catarina. Participou de 8 eventos no Brasil e 3 no exterior. Coordenou ao todo 6 projeto de pesquisa, nos últimos 10 anos. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em peixes de recifes coralíneos e rochosos, áreas marinhas protegidas e espécies ameaçadas. Utiliza a fotografia e vídeo subaquático como ferramenta de trabalho em Mergulho Científico.
Dr. Áthila Bertoncini Andrade
Oceanógrafo (UNIVALI, 2000) concluiu seu mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba em 2003. Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos 2009. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em anais de eventos. Publicou o livro Peixes de Costão Rochoso de Santa Catarina. Participou de 8 eventos no Brasil e 3 no exterior. Coordenou ao todo 6 projeto de pesquisa, nos últimos 10 anos. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em peixes de recifes coralíneos e rochosos, áreas marinhas protegidas e espécies ameaçadas. Utiliza a fotografia e vídeo subaquático como ferramenta de trabalho em Mergulho Científico.
Dr. Bernardo Antonio Perez da Gama
Biólogo marinho com doutorado em Biotecnologia Vegetal (UFRJ, 2001). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Biologia Marinha da UFF, atuando nas graduações em Biologia e Biomedicina e também nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (UFF) e em Biotecnologia Marinha (IEAPM-UFF). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Oceanografia, 1D) e foi por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É coordenador local desde 2002 de um programa de cooperação entre o Helmoltz Centre for Ocean Research - GEOMAR (Kiel, Alemanha) e 25 países. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (UFF/IEAPM). É membro do corpo editorial dos periódicos Frontiers in Marine Science e The Scienfic World Journal na área de Biologia Marinha, além de consultor Ad Hoc regular do CNPq, da FAPERJ e de inúmeros periódicos nacionais e internacionais.
Dr. Lazaro Luiz Mattos Laut
Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2007). Foi pesquisador de Pós-doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009-2010). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de foraminíferos e tecamebas, bioestratigrafia, paleontologia, sedimentologia e evolução de ambientes costeiros. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Naturais, do Instituto de Biociências da Universidade Federal da Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordena o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Neotropical
Dr. Eduardo Homem de Siqueira Cavalcanti
Servidor Sênior de Carreira de Ciência e Tecnologia do MCTI, gerente de projetos e pesquisador lotado no Instituto Nacional de Tecnologia desde novembro de 1984. Graduado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica pela PUC-RIO em 1976, tendo obtido os títulos de Mestrado (1981) e Doutorado (1984) na University of Manchester. Chefe da Divisão de Degradação e Corrosão (DCOR) do INT desde a sua implantação em 1991 até 2003. Liderou as atividades técnicas do Laboratório de Corrosão (LACOR) integrante desta Divisão de 1988 a 2003, o 1º laboratório de corrosão acreditado pelo INMETRO em 1996. Responsável pelo Programa Estadual de Biodiesel (RioBiodiesel) de maio de 2003 até dezembro de 2006, exerceu o cargo de Sub-Secretário de Ciência e Tecnologia para Assuntos de Tecnologia do Governo do Estado nesse período. Ainda em 2006 tornou-se Professor Associado ao Dept. de Química da Universidade Federal da Paraíba, onde orienta trabalhos e co-orienta teses desde então. Líder do grupo de pesquisa do LACOR nas áreas de Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados de Biodiesel e Misturas, bem como nas áreas de corrosão e degradação no setor de óleo, gás e biocombustíveis, com destaque por etanol combustível e biodiesel, com inúmeras publicações nesses campos. Liderou de 2003 a 2012 as atividades da Rede Brasileira de Pesquisas e Estudos de Estabilidade, Armazenamento e Problemas Associados de Biodiesel e Misturas